Chipset
Chipset
O chipset pode ser considerado o processador da placa. Ele é o responsável por gerenciar o que acontece na placa e transmitir aos respectivos responsáveis. É por ele que se definem as propriedades das placas, como por exemplo, quantidade de memória máxima e quais os processadores suportados.
O chipset, em geral, é dividido em dois chips, chamados de Chipset Ponte Norte e Chipset Ponte Sul. Veremos mais adiante qual a função de cada um deles.
Observe os dois chipsets (No alto com dissipador: Ponte Norte. Sem dissipador: Ponte Sul)
O chipset, como já foi visto, é o circuito integrado que controla a placa mãe. É com base nas especificações do chipset que a placa recebe suas características, como a quantidade máxima de memória, o tipos de conexões com HDs, qual o processador suportado, entre outras.
Existe, em geral, dois chipsets em uma placa mãe (não sendo exatamente uma regra, já que existem chipsets com um, dois, três ou quatro chips) que são classificados como segue:
Chipset Ponte Norte (NorthBridge)
Também conhecido como controlador do sistema, é o circuito integrado mais importante entre os dois chipsets, possuindo em sua composição a junção destes circuitos:
Controlador de memória
Um dos circuitos que faz parte do northbridge é o controlador de memória que é o encarregado de determinar a quantidade de memória que a placa suporta, qual a tecnologia de memória será utilizada (DIMM, DIMM-DDR, DIMM-DDR2, DIMM-DDR3, etc) e qual a velocidade de trabalho da memória. Além de definir todos os limites da memória, o controlador é o responsável por organizar a leitura e gravação dos dados, os endereços disponíveis e toda a organização. O caminho que interliga o Chipset Ponte Norte até o processador é chamado de FSB (Front Side Bus). Até algum tempo, esta era uma constante para todos os chipsets, porém, neste esquema de trabalho, a comunicação fica limitada pelo intermediário, o próprio Chipset. Nas configurações atuais, o controlador de memória fica integrado no próprio processador, reduzindo a intermediação do Chipset, barateando o custo de desenvolvimento de placas. Outra grande vantagem é que a limitação do tamanho e as caracteristicas da memória passam a ser definidas pelo processador. Se em outros momentos, a troca de tecnologia da memória necessitava da troca da placa mãe, hoje, com a troca do processador, resolvemos a questão.
Controlador de memória embutido no Chipset Ponte Norte
Controlador de memória embutido no Processador
Ponte PCI
Este circuito serve de intermediário entre o barramento PCI e o FSB da placa além de ser o responsável por controlar os slots e dispositivos PCI, estando diretamente relacionado com a quantidade de slots que a placa mãe suporta.
AGP
Circuito que controla a porta AGP da placa mãe.
Atualmente, devido a quantidade de funções agregadas e a velocidade de trabalho dos chipsets, é necessário que se tenha uma solução de refrigeração nesses componentes. Muitos fabricantes apenas inserem um dissipador de calor sobre o Circuito, outros, mais requintados, podem até ter soluções baseados em Water Cooler, tudo dependendo do preço e do segmento da placa mãe.
Chipset Ponte Sul (SouthBridge)
Também conhecido como Controlador de periféricos, é responsável pelos principais componetes de entrada e saída do micro. É composto pelos seguintes circuitos:
Controlador IDE
Define a quantidade de portas IDE (HDs, CD-ROM, Gravadores, etc) e sua velocidade.
Real Time Clock
Este é o relógio da placa mãe e pode estar contido no Ponte Sul.
Controlador DMA
Possibilita a comunicação direta dos dispositivos com a memória RAM sem precisar acessar o processador.
Controlador de Interrupções
Permite controlar as interrupções do sistema, ou seja, as requisições dos periféricos junto ao processador.
Controlador de Teclado
Controla o teclado do PC.
Controlador PS/2
Controla a porta PS/2
Controlador Super I/O
Controla portas paralela, infravermelho, serial e do disquete.
CMOS
A memória volátil que armazena as configurações do Setup está localizada no Ponte Sul
USB
Controlador responsável pelas portas USB da máquina.
Vale lembrar que as tecnologias mudam muito em curtos períodos de tempo e que os assuntos aqui abordados são, de certa forma, genéricos, justamente para facilitar o entendimento. Alguns tópicos serão vistos com muito mais aprofundamento quando estudarmos alguns chipsets específicos.