PCI
PCI
O PCI (Peripheral Component Interconnect) é o substituto definitvo do antiquado ISA. Na maioria das placas, é utilizado até hoje. Sua arquitetura funciona com barramento de 32 Bits ou 64 Bits e velocidades de 33MHz ou 66MHz.
Criado em 1992 pela Intel, foi adotado como padrão de barramento mais utilizado, podendo ser encontradas placas de vídeo, som, rede e uma infinidade de outras placas compativeis com o PCI. As placas utilizadas não trabalham na velocidade do processador, como acontece com o VLB, ocasionando compatibilidade até para placas extremamente antigas. O encarregado de controlar a velocidade deste barramento é o chipset da placa mãe, livrando esta responsabilidade do processador e servindo como ponte entre o PCI e o barramento local do sistema.
Todos os slots PCI compartilham o mesmo barramento, fazendo com que o seu desempenho seja prejudicado em caso de muitos dispositivos juntos. Há um limite para a quantidade de slots: 5. Este limite é físico, sendo que cada slot pode ser substituído por 2 dispositivos na placa mãe. É um dos motivos pelo qual as placas mãe com muitos dispositivos on-board possuem poucos slots PCI.
O PCI possui:
- Plug-and-Play nativo
- Bus Mastering