Bloqueando chat do Gmail sem bloquear o Gmail (solução definitiva)
O bloqueio consiste em adicionar entradas incorretas (propositalmente) para os endereços do chat do Google no DNS da rede. Direcionaremos os endereços do chat para o endereço 127.0.0.1, que é o endereço local. Quando o computador tentar conectar ao chat, o DNS irá direcionar para o endereço local e não conectará.
Faz um bom tempo que venho buscando uma forma de bloquear o chat dentro das páginas do Google, mas sempre tive problemas com as soluções encontradas (geralmente por Iptable). O Firewall que utilizo é Proxy modo transparente, e o squid não faz a filtragem correta do protocolo HTTPS. O bloqueio em questão funciona em qualquer protocolo para qualquer tipo de servidor (Linux ou Windows), pois vamos apenas direcionar os endereços DNS do chat para o endereço local (127.0.0.1).
Em uma rede interna com Proxy modo transparente, a melhor solução para bloqueio de qualquer endereço é alterando o caminho DNS. Isso faz com que independente do protocolo (HTTP ou HTTPS) o bloqueio seja efetivo. O único problema dessa solução é que não há como definir exceções, e todos os equipamentos atrelados a este servidor DNS serão afetados.
Como cada servidor DNS tem uma forma diferente de adicionar entradas, neste artigo estarei somente indicando os endereços que deverão ser adicionados. Como dito anteriormente, isso vale para qualquer servidor DNS.
- Endereço para bloquear o chat no Gmail: chatenabled.mail.google.com
- Endereço para bloquear o chat no Orkut ou iGoogle: talkgadget.google.com
- Endereços para bloquear o programa Google Talk e qualquer cliente desktop que utilize o Gtalk: talk.google.com e talkx.l.google.com
Com esses endereços, basta direcionar as entradas acima para o ip 127.0.0.1.
Essa é a solução recomendada diretamente pelo seu criador, o Google. Veja na fonte:
http://support.google.com/chat/bin/answer.py?hl=en&answer=161980