Adicionando hosts no FAN Nagios
A configuração de hosts no FAN acontece pelo Centreon, ao contrário da configuração normal do Nagios que utiliza arquivos de configuração em forma de texto (na realizadade, o que o Centreon faz é criar os arquivos de configuração para o Nagios, sem que o usuário tenha a necessidade de manipula-los manualmente).
Para adicionar um Host a ser monitorado é necessário responder a uma pergunta simples:
Você quer monitorar somente se o host está ativo na rede ou precisa de informações mais detalhadas sobre serviços ou estado de configurações?
Dependendo da resposta, a configuração do monitoramento terá algumas etapas extras.
Adicionando hosts – Caso 1 – Verificando disponibilidade
Muitas vezes, a checagem de disponibilidade de rede de um host não é suficiente para evitar problemas. Estouro de disco, parada de serviços, fechamento de programas, são ações que podem interromper atividades importantes em uma empresa. Para efetuar o monitoramento efetivo de serviços, necessitamos de artifícios melhores do que um simples comando PING. Um recurso que utilizamos e que vem demonstrado ser bastante eficiente é o uso dos plugins de monitoramento NSClient++ para Windows e NRPE para Linux.
Com eles, uma enormidade de funções é acrescentada ao FAN Nagios. Podemos monitorar os processos abertos, espaço em disco, uso de memória, entre outras mais. O único porém é o fato de termos que instalar o programa agente na máquina a ser monitorada. Mas este passo não chega a ser um empecilho, já que o processo é simples.