Criar imagem de HD pela rede usando Pendrive e Partimage
Aviso:
Este artigo foi feito para meu próprio uso. Tentei resolver um problema que estava enfrentando na empresa e encontrei esta solução depois de muito pesquisar, testar e errar, logo, qualquer discordância ou sugestão em relação aos procedimentos aqui descritos podem ser enviados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
“A preguiça é a mãe de todas as invenções
As imagens são arquivos que contêm todo o conteúdo dos discos de origem. Elas podem ser armazenadas em CDs, pendrives e nas mais diversas mídias. Com o uso dessas imagens, o trabalho de repetição da instalação passa a ser apenas o trabalho de cópia dos arquivos de imagem para os HDs.
Em nosso caso, utilizamos o software Symantec Norton Ghost, que faz exatamente o que precisamos: cria imagens do disco em arquivos para que possamos copiá-las em outros discos, criando assim uma réplica da máquina de origem.
É nesse ponto que a preguiça entra: para criar a imagem de uma máquina, é necessário retirar o seu disco rígido, colocá-lo na máquina em que está instalado o programa, fazer a imagem, colocar o disco da máquina que queremos restaurar e fazer o procedimento de restauração.
Até certo ponto, o processo não é tão demorado e nem envolve tantas etapas. Analisando detalhadamente, são economizadas muitas horas de trabalho deste modo, mas ainda temos o inconveniente do processo físico envolvido: ter que abrir a máquina, retirar peças e recolocá-las.
A solução que proponho acaba com a necessidade de abertura do computador: temos um pendrive com um sistema operacional que, ao ser iniciado, tenha um menu com as opções para criação e restauração de imagens, gravando e restaurando os discos através da rede.
É bem provável que neste ponto muitos digam: “Mas o Norton Ghost tem um recurso que permite a criação de imagens pela rede