Gabinete - 2
Gabinete
Existem diversos tipos e padrões de gabinetes. No mercado atual predominam dois tipos:
Gabinete Desktop
Um gabinete popularmente chamado de desktop é aquele que fica deitado sobre a mesa, embaixo do monitor. Sua principal característica é o pouco espaço que ocupa, já que estará junto com o monitor. Infelizmente, a movimentação de ar em seu interior é prejudicada, fazendo com que esses gabinetes esquentem mais se não forem bem projetados.
Gabinete Torre
Este é o tipo mais comum de gabinete atualmente, projetado para ficar ao lado do monitor, na posição vertical, pode ter vários tamanhos, variando formas e modelos dos mais normais aos mais exóticos.
Nestes dois segmentos, podemos ter vários subtipos, vejamos alguns abaixo:
Full-tower
Tipo de gabinete em forma de torre, costumeiramente grande, com bom espaço interno e boa distribuição de componetes, ajudando na ventilação. É um dos modelos mais comuns para máquinas de alto desempenho, principalmente para máquinas projetadas para jogos, devido a facilidade de manuseio de peças em seu interior.
Mid-tower
Este é o modelo meio-termo dos gabinetes, sendo muito comum em montagem de máquinas normais e das máquinas de grandes fabricantes, como Positivo, CCE, STI e etc. Seu espaço é limitado e acaba sendo má escolha para máquinas Top.
Slim-tower
Gabinete feito para pequenos espaços. Possui pouca área util interna e, geralmente, peças específicas devem ser utilizadas, já que seu formato pode variar muito. Exitem casos em que estes gabinetes exigem placas mães adequadas, não permitindo o encaixe de modelos diferentes dos especificados. Estes aspectos limitam a sua utilização, sendo restrito ao nicho de pcs de marca, como Dell, IBM, Compaq, entre outras.